MISSA 25 DE DEZEMBRO
PARABÉNS DOM JOSÉ

Não perca a Lectio Divina 

Todo sábado às 14 horas com o Padre José Francisco

A “Lectio Divina” é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como “leitura divina”, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual que você participa aos sábados pelo perfil da Paróquia Santa Luzia Meireles no Instagram.

Como fazer a Lectio Divina?

Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais. Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:

Comecemos invocando o Espírito Santo.

Lectio Divina:

1 – Leitura O que fala o texto? É necessário está atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.

2 – Meditação O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.

3 – Oração O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.

4 – Contemplação O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo. Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.


Participe pelo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat